Lua, 10º dia

20130123-142457.jpg

Entre o nono e o décimo dia, a Lua apresenta uma “corcunda” muito saliente que a torna muito curiosa. A Sul de Frigoris, um Mare particularmente alongado, Plato é perfeitamente visível, com a sua superfície escura e homogénea. À sua volta apresenta uma série de montanhas, os Alpes, e vários montes a Sul já dentro de Imbrium. Aqui perto também se encontra o muito proeminente Vale Alpino.

Em volta do Imbrium
Apesar de já ocupar parte muito substancial da paisagem, Mare Imbrium ainda está parcialmente escondido para lá do terminador mas inclui já muitos motivos de interesse. Foi perto de Autolycus e Archimedes que se despenhou a Luna 2 em 1959 e, já perto da cordilheira dos Apeninos, Mons Hadley recebeu a visita da Apolo 15. Archimedes viu a sua superfície inundada por lava e tem os Montes com o mesmo nome logo ao lado.

Um trio peculiar
Para lá dos Apeninos, que terminam em Eratosthenes, a separar Sinu Aestuum, Sinus Medii e Mare Vaporum, fica uma zona severamente bombardeada. A Sul fica um trio muito peculiar e saliente, composto por Ptolemaeus, Alphonsus e Arzachael. A primeira cratera com o seu chão uniforme, a segunda com um pico central e a última com as suas paredes em terraço, criam um conjunto muito curioso. Antes de deixarmos esta zona, uma última nota de atenção para Rupes Recta. Entre Thebit e Birt é possível vermos esta grande escarpa com mais de 100kms de comprimento, uma altura de 300m e uma largura média de 2km.

Copernicus
Deixei para o fim o conjunto mais saliente nesta altura do mês: a cratera de Copernicus e os Montes Carpatus. Copernicus aparece agora a marcar a paisagem como nenhuma outra zona da Lua. Esta cratera de 95kms é uma das mais facilmente reconhecíveis estruturas na Lua, com as suas paredes altas em terraço e os raios de ejecta desenhados na superfície circundante. Ainda mais a Sul, perto de Lansberg, fica a zona onde pousaram a Luna 5, a Apolo 12 e a Surveyor 3.

Referências:
“Turn Left at Orion”, Guy Consolmagno e Dan M. Davis, Cambridge University Press
“Photographic Atlas of the Moon”, S.M. Chong, Albert Lim e P.S. Ang, Cambridge University Press

Anúncios