Eclipses

A partir da Terra é possível vermos dois tipos de Eclipses.
Eclipse lunar – a Terra coloca-se entre a Lua e o Sol, e a sombra da Terra cai em cima da lua. Só acontece na lua cheia e pode ser visto em qualquer local onde esteja a lua acima do horizonte. Neste caso, chama-se Umbra ao cone de sombra projetado pela Terra, na direção da lua, responsável pelo eclipse.
No auge do eclipse lunar, A luz do sol é dobrada pela Terra. A luz azul e verde é espalhada, e a vermelha é dobrada na direção da lua. Ou seja, só passa a componente vermelha enquanto as restantes são dispersadas pela atmosfera.
Eclipse solar – quando a Lua está entre a terra e o sol. Pode ser parcial ou total. Só acontece na lua nova e se o sol e lua estiverem na mesma altura em relação ao horizonte. Quando a lua está demasiado afastada da Terra, por parecer mais pequena, não tapa todo o sol, fenómeno a que se chama de Eclipse anular. Num eclipse solar, a Umbra é cone de sombra projectado pela lua, na direção da terra, responsável pelo eclipse, e a Penumbra é a parte da sombra da lua que incide sobre a região do eclipse parcial do sol. Como a sombra da lua é mais pequena, a faixa na qual o eclipse solar é visível é muito reduzida. A isto se chama a “faixa de totalidade”, a região ao longo da qual a lua aparece sempre alinhada com o sol. Fora dessa faixa, só incide a penumbra e só poderá ser visto um eclipse parcial.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s