Sobre este blog

Este é um blog sobre a experiência de se observar o céu e como os resultados disso são imprevisíveis.

Mas deve-se salientar que este blog NÃO É sobre astrofotografia. MUITO MENOS sobre Astronomia como ciência. Não há aqui conhecimentos para exercer opinião sobre uma coisa ou outra.

Mas este blog é um registo de registos, é a forma do seu autor arquivar e sistematizar conhecimentos que considera determinantes na sua aprendizagem sobre a ciência e o Universo. Aqui se reunem notas, resultados de experiências e indicadores que, numa altura ou outra, são relevantes para o crescimento do autor como observador da ciência (astronomia e física em particular).

Se o tema deste blog é matéria na qual a objectividade é valor intrínseco, o autor salienta que não é cientista e, por isso, não está se sente obrigado a respeitar as mesmas regras. Afinal, isto é só feito por prazer.

Assim, as fotografias que aqui se encontram são simples registos, sem pretensões a objectos de arte ou de ciência, que se destinam a marcar datas e acontecimentos, para tornarem mais vivas as memórias futuras de eventos e observações.

Também os relatos de sessões de observação que aqui se incluem não obedecem a qualquer protocolo ou sumário pré-concebido. Relendo-os com atenção, verifica-se a ingenuidade do observador na altura em que os notou. Mas, obrigando-se a registá-los em fórum público, o autor vê-se assim obrigado a escrevê-los no futuro de forma muito mais laboriosa e útil.

É um caminho. E vocês estão convidados a olhar para ele, enquanto trilham o vosso.

2 thoughts on “Sobre este blog

Deixe um comentário